Oriente as crianças a não jogar papéis de balas, pirulitos, chocolates ou qualquer outro tipo de embalagem nas ruas. Conduza-as a uma lixeira mais próxima para depositar o lixo.
Não as deixe andar em canteiros de praças e jardins pisoteando as gramas e flores. Ensine a elas que as plantas têm vida e desempenham um papel muito importante em nossas vidas.
Aproveite os momentos que tem em casa para ensiná-las a reciclar o lixo, não deixar torneiras abertas ou pingando e realizar seus banhos em menos tempo.
Leve-as a plantar uma mudinha de árvore, de flor ou qualquer planta que possa lhes servir de exemplo de conservação e cuidado com o meio ambiente.
Mostre a elas como os pássaros são lindos e embelezam a natureza quando livres para voar e conte a elas quantos animais já estão em extinção e como isso é triste e prejudica a nós mesmos. Leve-as ao supermercado e utilize ao invés das sacolas plásticas as retornáveis que são ecologicamente corretas.
Crianças aprendem com enorme facilidade, basta ter paciência e explicar a elas o porquê determinadas atitudes sustentáveis devem ser seguidas e outras não.
Também é importante mostrar o lado negativo das atitudes anti-ecológicas como, por exemplo, os rios poluídos e as ruas sujas de lixo. Isso fará com que elas diferenciem o que é certo do que é errado.
Lembre-se que as crianças imitam os adultos em suas atitudes e palavras, sendo assim, seja um exemplo para que estas ingressem ainda em tenra idade no processo de sustentabilidade.
Fonte: www.atitudessustentaveis.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário